sábado, 15 de dezembro de 2012

A importância do Calc para a Informática Educativa

O professor, como mediador do conhecimento e agente do processo de preparação do aluno para a vida, precisa integrar à sua prática pedagógica elementos que fazem parte da concretização desse progresso, entre eles, a tecnologia da informação e comunicação.

A importância da informática no ensino e a utilização de softwares auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos, assim no aprimoramento das habilidades lógicas e da resolução de problemas.

O uso do computador e de softwares como materiais de apoio ao ensino contribui grandemente para a formação do aluno. Nesse sentido, torna-se necessário pensar em novas maneiras de trabalhar com o ensino da matemática, pois alguns conteúdos podem ser facilmente compreendidos com o uso de softwares, sejam eles programados para fins educativos ou não, desde que bem selecionados e adequados.

Pensando em software como recurso potencialmente de apoio ao ensino, o Calc é um dos aplicativos da ferramenta BrOffice, do software livre Linux, que possibilita para a resolução de problemas no cotidiano escolar. Esse aplicativo, considerado como planilha eletrônica, possui uma importância pedagógica no uso de suas planilhas de cálculo, pois ajudam na organização e no tratamento de informações como também auxiliam nos processos de tomada de decisão.

A planilha eletrônica é uma ferramenta computacional que processa e registra cálculos e operações aritméticas ou lógicas sobre uma quantidade significativa de dados e de informações. Além de favorecerem a realização de atividades de construção de modelos matemáticos, as planilhas são também de grande ajuda para a promoção da competência algébrica.

Portanto, o potencial do uso das planilhas permite reconhecer o seu papel pedagógico destacando suas estratégias de trabalho. O trabalho com o tratamento das informações, que envolve desde a coleta, a organização, a análise, a síntese dos dados e a comunicação no uso das tabelas, gráficos e outras representações, favorece uma melhor leitura da realidade, assim como a promoção da construção da consciência crítica e reflexiva do cidadão.

As atividades escolares podem se tornar análises de aspectos reais da vida dos alunos, mesmo obtendo muitos dados e informações, pois com a mobilização, o envolvimento e o tratamento dos mesmos em planilhas, possibilita a conferência da seriedade e significação dos resultados.

Contudo, a utilização do Calc torna a aula mais interessante, favorável para uma aprendizagem mais significativa no ensino da Matemática.

Entende-se com isso a importância do uso de softwares específicos no processo de ensino e aprendizagem, que além de facilitar e contribuir para a construção de análise crítica e reflexiva do aluno, dispensa para qualquer disciplina um ensino mais atraente e prazeroso, além de uma aprendizagem curiosa e eficaz para o aluno.

Fonte:
RAMOS, E. M. F.; ARRIADA, M. C.; FIORENTINI, L. M. R. Introdução à Educação digital: Guia do Cursista. 2 ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009, p. 265-289.



Exemplo de Planilha de Cálculo (Calc):

Atividade desenvolvida no Curso Formação de Professores em Informática Educativa/NIED - Turma 2sem2012-Manhã


Fonte: Dados hipotéticos
Ilustração: Regiane Valéria Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário