terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bullying na Escola



O que é Bullying?
é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Origem da palavra Bullying
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão,  intimidação, humilhação e maltrato.

O que não é Bullying?
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor não são considerados bullying.
O bullying ocorre quando a agressão é envolvida entre pares (colegas de classe ou de trabalho). Mas nem toda a agressão é classificada como bullying.

O Bullying é um fenômeno recente?
O bullying sempre existiu. Em 1970, o professor da universidade da Noruega, Dan Olweus, foi o primeiro a relacionar a palavra a um fenômeno. A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tornando proporções maiores.

O que leva o autor do bullying a praticá-lo?
Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações.

Cyberbullying, como isso acontece?
Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso.

Um xinga, o outro chora e o resto cai na risada...
O espectador também compartilha do bullying  quando é testemunha do fato e não sai em defesa da vítima ou não denuncia os agressores.

Quais são as conseqüências para o aluno que é alvo de bullying?
O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar o grupo e a apresentar baixo rendimento.

Quais as orientações?
Informe ao professor ou à direção da escola sobre qualquer situação de bullying que você tenha testemunhado;
Se seu amigo contou que sofre bullying tente convencê-lo a procurar ajuda de um profissional na escola;
Procure fazer com que seu amigo, que sofre bullying se sinta à vontade no grupo.

Refletindo sobre o bullying
O bullying está cada vez mais presente em diversos contextos da sociedade. As consequências desse fenômeno são desastrosas no desenvolvimento emocional de uma criança. Por isso, devemos cada vez mais sensibilizar as pessoas à nossa volta para combater esse mal. Portanto, vamos mudar essa idéia, sendo nós a darmos o melhor tratamento às pessoas que nos rodeiam, começando com a nossa escola.


Acesse o vídeo: Refletindo sobre Bullying:

Nenhum comentário:

Postar um comentário