segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como o Blog pode contribuir para o Projeto Integrado de Aprendizagem


O cenário sócio-cultural que vivemos hoje tem afetado e modificado nossos hábitos. Novas formas de trabalhar e de aprender têm provocado transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas.
Diante desse cenário, percebe-se a introdução de novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs. Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a internet.
Nesse contexto, a inclusão digital e social propõe ampliar a aprendizagem através de mídias e tecnologias. Dessa forma, pensa-se no Projeto Integrado de Aprendizagem o qual objetiva promover propostas de atividades visando a inserção de tecnologias da informação e comunicação no sistema do processo de ensino e aprendizagem.
Então, de que forma o Blog poderá contribuir para o Projeto Integrado de Aprendizagem?
O Blog é uma espécie de diário eletrônico que as pessoas criam na internet. O Blog permite à pessoa fazer diários, relatos on-line, expor pensamentos, emoções e pontos de vista, e ainda compartilhar tudo isso com outras pessoas.
O Blog é um espaço onde matérias são publicadas, onde se pode contextualizar experiências e apresentar ideias, possuindo um layout semelhante com revista e jornal, ou seja, apresenta textos em colunas, editoriais, imagens, comentários, etc.
Por ser uma ferramenta que tem sido amplamente empregada na condição de diário digital, na publicação de notícias e de outros gêneros textuais, o Blog permite a qualquer pessoa que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela internet a se tornar um autor. Portanto, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado, possibilita fazer-se disseminador de suas produções.
Sendo um recurso tecnológico conhecido entre os internautas, o Blog acompanha e divulga projetos de qualquer disciplina. Portanto, por ser um diário de aprendizagem na rede, uma ferramenta do mundo virtual, o Blog é um recurso que possibilita contribuir para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, de forma a integrar e socializar a aprendizagem, pois seu acesso permite conhecer, acompanhar e compartilhar projetos experienciados por meio de suas publicações.

Fonte:
BASTOS, B. Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2008.
RAMOS, E. M. F. Introdução à Educação Digital. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.
SALGADO, M. U. C. Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário