O cenário sócio-cultural que vivemos
hoje tem afetado e modificado nossos hábitos. Novas formas de trabalhar e de
aprender têm provocado transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas.
Diante desse cenário, percebe-se a introdução de novas necessidades e desafios
relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs.
Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e novas
possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a internet.
Nesse contexto, a inclusão digital e
social propõe ampliar a aprendizagem através de mídias e tecnologias. Dessa
forma, pensa-se no Projeto Integrado de Aprendizagem o qual objetiva promover propostas
de atividades visando a inserção de tecnologias da informação e comunicação no
sistema do processo de ensino e aprendizagem.
Então, de que forma o Blog poderá
contribuir para o Projeto Integrado de Aprendizagem?
O Blog é uma espécie de diário
eletrônico que as pessoas criam na internet. O Blog permite à pessoa fazer
diários, relatos on-line, expor pensamentos, emoções e pontos de vista, e ainda
compartilhar tudo isso com outras pessoas.
O Blog é um espaço onde matérias são
publicadas, onde se pode contextualizar experiências e apresentar ideias, possuindo
um layout semelhante com revista e jornal, ou seja, apresenta textos em
colunas, editoriais, imagens, comentários, etc.
Por ser uma ferramenta que tem sido
amplamente empregada na condição de diário digital, na publicação de notícias e
de outros gêneros textuais, o Blog permite a qualquer pessoa que se prontifique
a mergulhar nos recursos oferecidos pela internet a se tornar um autor. Portanto,
sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado,
possibilita fazer-se disseminador de suas produções.
Sendo um recurso tecnológico conhecido
entre os internautas, o Blog acompanha e divulga projetos de qualquer
disciplina. Portanto, por ser um diário de aprendizagem na rede, uma ferramenta
do mundo virtual, o Blog é um recurso que possibilita contribuir para o
desenvolvimento de projetos pedagógicos, de forma a integrar e socializar a
aprendizagem, pois seu acesso permite conhecer, acompanhar e compartilhar projetos
experienciados por meio de suas publicações.
Fonte:
BASTOS,
B. Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática. Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2008.
RAMOS,
E. M. F. Introdução à Educação Digital. Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação à Distância, 2009.
SALGADO,
M. U. C. Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do
cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância,
2008.
Diante desse cenário, percebe-se a introdução de novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs. Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a internet.
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