quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tecnologia na Educação


A incorporação das tecnologias na escola propicia lidar com a rapidez do acesso às informações, bem como sua diversidade e abrangência, além das novas possibilidades de comunicação e interação, promovendo assim as novas formas de aprender, ensinar, construir e reconstruir conhecimento.
A existência das diferentes tecnologias na escola, como computador, internet, tv, vídeo e etc., favorece à prática pedagógica e às outras atividades escolares situações que podem trazer contribuições significativas. A aquisição do conhecimento através da incorporação de novas tecnologias assume um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo, de repensar sobre sua atuação e suas práticas pedagógicas.
Nesse sentido, a atuação do professor nesse novo ambiente de aprendizagem se desenvolve de forma a promover a interação e a articulação entre os conhecimentos de diversas áreas, estabelecendo a conexão dos conhecimentos que os alunos trazem de sua própria realidade e das expectativas dos seus anseios.

Entrevista ao Jornal do Professor a Professora Dra. Maria Elizabeth Biaconcini Almeida, especialista em Novas Tecnologias da Educação, ressalta a importância da capacitação dos educadores para a modernização da sala de aula com uso de ferramentas de produção colaborativa na escola.



Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Elizabeth Biaconcini Almeida. Com mestrado e doutorado em Novas Tecnologias em Educação, atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação.


A pesquisadora traz como debate ‘Tecnologias trazem o mundo para a escola’. Essas informações, escritas por Renata Chamarelli, estão disponíveis no endereço eletrônico, site Portal do Professor: Novas Tecnologias na Educação – Jornal do Professor, Edição 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idCategoria=8&idEdicao=2



Nenhum comentário:

Postar um comentário