quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tecnologia e Educação

Diante de uma sociedade do conhecimento e da tecnologia que vivemos, é necessário hoje repensar o papel da escola em questões específicas relacionadas ao ensino e à aprendizagem. O ensino que privilegia a memorização de definições, fatos organizados de forma fragmentada e de soluções padronizadas, não atende às exigências do novo paradigma expressivo nessa sociedade.
O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações, com o dinamismo do conhecimento, e com diversas situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir possibilidades demandando com isso o desenvolvimento de estratégias criativas e de novas aprendizagens.
Sendo a tecnologia um elemento bastante expressivo, precisa ser devidamente compreendida nas implicações do seu uso no processo de ensino e aprendizagem, permitindo ao professor integrá-la à prática pedagógica.
Assim, os recursos pedagógicos da internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados de forma articulada com outras áreas do conhecimento. Dessa forma, a linguagem visual e textual, a estética, a lógica hipertextual das informações e o dinamismo de eventos e imagens propostos no intercâmbio da tecnologia se integram na constituição de uma atividade de aprendizagem criativa, complexa e, ao mesmo tempo, prazerosa para o aluno.
Fonte: PRADO, M. E. B. B. Articulção entre áreas de conhecimento e tecnologia: articulando saberes e transformando a prática. In: Elaboração de Projetos: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação à Distância, 2009, p. 51-53.



Vídeo publicado por Marilena Monteiro Jardim
http://www.slideshare.net/marilenajardim/novos-paradigmas-na-educao-445684

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