Diante de uma sociedade do conhecimento e da
tecnologia que vivemos, é necessário hoje repensar o papel da escola em
questões específicas relacionadas ao ensino e à aprendizagem. O ensino que
privilegia a memorização de definições, fatos organizados de forma fragmentada
e de soluções padronizadas, não atende às exigências do novo paradigma
expressivo nessa sociedade.
O momento requer uma nova forma de pensar e agir para
lidar com a rapidez e a abrangência de informações, com o dinamismo do
conhecimento, e com diversas situações que exigem um posicionamento crítico e
reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir possibilidades
demandando com isso o desenvolvimento de estratégias criativas e de novas
aprendizagens.
Sendo a tecnologia um elemento bastante expressivo,
precisa ser devidamente compreendida nas implicações do seu uso no processo de
ensino e aprendizagem, permitindo ao professor integrá-la à prática pedagógica.
Assim, os recursos pedagógicos da internet, a
pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizados de
forma articulada com outras áreas do conhecimento. Dessa forma, a linguagem
visual e textual, a estética, a lógica hipertextual das informações e o
dinamismo de eventos e imagens propostos no intercâmbio da tecnologia se integram
na constituição de uma atividade de aprendizagem criativa, complexa e, ao mesmo
tempo, prazerosa para o aluno.
Fonte:
PRADO, M. E. B. B. Articulção entre áreas de conhecimento e tecnologia:
articulando saberes e transformando a prática. In: Elaboração de Projetos: guia
do cursista. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação à
Distância, 2009, p. 51-53.
Vídeo publicado por Marilena Monteiro Jardim
http://www.slideshare.net/marilenajardim/novos-paradigmas-na-educao-445684
Nenhum comentário:
Postar um comentário